look at here https://www.forereplica.com. Wiht 30% Discount replicarolexwatches.club. Go Here swiss replica watches. find out here now https://www.fakerolex-watches.net. have a peek at this site replica relojes. Wiht 80% Discount https://fakekonstantinchaykin.com/. Under $59 1:1 replica watches. article watchitdoit.com. this content swiss watches replica. More details about webpage: replica watch sale. Buy swiss watches replica. next page https://www.autoswatches.com/. This Site https://www.hardwarewatches.com. useful reference https://www.apatekphilippe.com/. my website caomegawatches.com. With Fast Delivery franck mueller replica. read review replica hubolt. Hot Sale who sells the best replica watches. review www.hospitalwatches.com. check that bell and ross replica watches.

Cobrança indevida da conta de luz: como agir o quanto antes se isso acontecer?

Você sabia que pode ter direito a recuperar uma grande parte do valor que pagou na cobrança indevida da conta de luz ao longo dos anos? E o melhor de tudo, sabia que tudo isso é possível de acontecer com baixo risco? Portanto, o quanto antes você se apressar para reaver seus direitos, melhor.

Isso porque essa possibilidade pode estar se esgotando, uma vez que a possibilidade de restituição de valores dos últimos 5 anos pode acabar a qualquer momento por decisão do STJ, como uma forma de evitar a saída de recursos financeiros e assim, prejuízo aos cofres públicos.

Mas como a conta de luz é gerada e como acontecem as cobranças indevidas? O que fazer e a quem recorrer caso isso ocorra? Continue conosco e entenda! Boa leitura!

A questão da cobrança indevida da conta de luz no STJ

O consumidor enfrentou uma batalha contra a cobrança de ICMS na conta de energia elétrica. A questão já foi objeto de debate no STJ e envolve o modo como o poder estadual adota a base de cálculo relativa a esse imposto. Dessa forma, o Tribunal decidiu que os valores das taxas TUST e TUSD estavam sendo ilegalmente incluídos na base de cálculo do ICMS, o que acaba encarecendo o valor da parcela.

Após essa decisão, muitos consumidores, percebendo a imensa probabilidade de êxito com baixo risco e alto retorno financeiro, também começaram a tomar providências legais, de modo que o STJ, a fim de evitar decisões contraditórias por todo território nacional, irá decidir de uma vez por todas se essas cobranças são legais ou não.

Como ocorre a cobrança de ICMS na conta de energia elétrica

As concessionárias de energia vêm cobrando o ICMS na conta de luz. Contudo, essa cobrança aumenta, em média, 20% a 30% sobre o valor total devido. Nesse cenário, o consumidor tem o direito de ajuizar uma ação de restituição do ICMS com o objetivo de ser devolvido todo o valor que foi pago.

O que fazer em casos de cobrança indevida

É importante estar atento aos valores que estão discriminados na fatura mensal e procurar auxílio jurídico caso suspeite de que está pagando mais do que o devido. Dessa forma, a cobrança indevida na conta de luz pode ser mais facilmente identificada.

Atualmente, é possível interromper a cobrança do ICMS adicional, bem como recuperar os últimos 5 anos que foram pagos a mais, indevidamente. Contudo, é muito importante ser ágil e buscar reaver os seus direitos o mais rápido possível. Não se sabe até quando a situação vai permanecer desse jeito e os usuários poderão receber a quantia devida.

O que se sabe é que tem sido praticado uma espécie de lobby perante o STJ. Assim, de um lado temos a Fazenda que, como uma forma de impedir que o dinheiro referente à restituição dos últimos 5 anos saia dos cofres públicos, deseja que a decisão do STJ seja válida apenas para os consumidores que já tomaram medidas legais e não alcance aqueles que ainda não adotaram qualquer providência jurídica.

Buscar um advogado especializado no tema para analisar os valores que vêm discriminados nas despesas ao fim do mês é uma precaução saudável que evita prejuízos e mantém a pessoa ciente do seu consumo mensal. Isso porque, em muitos casos, é feita a cobrança indevida da fatura e, como as pessoas não têm o hábito de conferir esse documento detalhadamente, muitas vezes pagam além do que deveriam.

O fato é que, caso o consumidor perceba alguma diferença significativa no valor cobrado ou se depare com algum código novo na fatura — que seja um indício de cobrança indevida da conta de luz —, deve procurar o auxílio de um advogado especializado no assunto para que ele possa analisar os valores cobrados na conta de energia ao longo dos últimos anos e verificar se há a possibilidade de reaver parte dessa quantia.

Este artigo foi útil para você? Então, siga-nos nas redes sociais e tenha acesso a todas as nossas publicações! Estamos no Facebook e no LinkedIn.



Deixe uma resposta