look at here https://www.forereplica.com. Wiht 30% Discount replicarolexwatches.club. Go Here swiss replica watches. find out here now https://www.fakerolex-watches.net. have a peek at this site replica relojes. Wiht 80% Discount https://fakekonstantinchaykin.com/. Under $59 1:1 replica watches. article watchitdoit.com. this content swiss watches replica. More details about webpage: replica watch sale. Buy swiss watches replica. next page https://www.autoswatches.com/. This Site https://www.hardwarewatches.com. useful reference https://www.apatekphilippe.com/. my website caomegawatches.com. With Fast Delivery franck mueller replica. read review replica hubolt. Hot Sale who sells the best replica watches. review www.hospitalwatches.com. check that bell and ross replica watches.

Direito do consumidor: entenda o que é a venda casada

O direito do consumidor considera a venda casada como hipótese de prática abusiva. No entanto, como nem sempre quem adquire produtos ou serviços conhece a lei, a irregularidade pode passar despercebida. Além disso, há situações em que ocorrem dúvidas razoáveis sobre a existência de infração, principalmente diante de promoções e descontos.

Então, para que você saiba como identificar uma venda casada e proteja os seus direitos, preparamos este conteúdo com as principais informações sobre o tema. Não deixe de conferir!

O que é venda casada?

Trata-se da situação em que o fornecedor condiciona a contratação de um item à aquisição de outro produto ou serviço. Por exemplo, se a escova de dentes só pode ser comprada com o tubo de pasta ou se não é possível comprar o carro sem levar o seguro.

Quantitativa x Qualitativa

A legislação prevê duas hipóteses em que pode ocorrer a violação:

  • tentativa de forçar o consumidor a obter item diverso do que pretendia, como na hipótese da escova e da pasta de dentes;
  • imposição de unidades superiores à pretendida, como no caso de o supermercado exigir a compra de mais de uma escova de dentes.

Casos mais comuns

Na prática, uma série de situações já foram reconhecidas pelos tribunais como exemplos de venda casada:

  • impedir o consumidor de levar alimentos ao cinema, moldando as circunstâncias para que ele compre os produtos no local;
  • exigir a contratação de seguro habitacional da própria instituição financeira para concluir empréstimo de imóvel;
  • condicionar o recebimento de cartão de crédito a outros produtos bancários, como cheque especial, seguros ou títulos de capitalização;
  • manter apenas os chamados combos de TV a cabo, internet e telefone, sem oferecer os serviços individualmente.

Quais são as exceções?

Nem todas os casos de oferta conjunta são considerados venda casada. O objetivo da proibição é apenas a proteção do consumidor contra abusos, e não há intenção de prejudicar as práticas comerciais, especialmente a liberdade de realizar promoções e de conceder descontos.

A primeira exceção, nesse sentido, diz respeito à existência do produto para aquisição individual. Se a fornecedora faz oferta de dois pelo preço de um, mas possibilita a compra da unidade, não há venda casada. A promoção, nesse caso, é válida mesmo se o preço do conjunto for mais vantajoso do que o do item.

Outro caso diz respeito à existência de justa causa para limitar as quantidades oferecidas ao consumidor. Por exemplo, produtos embalados e enlatados, como sal, sardinha, salsicha, macarrão, arroz e afins são distribuídos em volumes preestabelecidos.

Na verdade, o ponto central é saber se a proposta decorre naturalmente da atividade econômica ou se o fornecedor busca forçar uma escolha, bem como os costumes relacionados aos produtos e serviços. Dessa forma, o que o direito do consumidor combate é a má-fé.

O que fazer em casos de venda casada?

A venda casada se configura como prática contrária ao direito. Assim como ocorre nas cobranças indevidas, nas negativações de dívidas inexistente e afins, é possível adotar medidas legais para desfazer a venda casada e reparar os danos causados. Outra possibilidade é denunciar o estabelecimento junto ao Procon.

A entidade pode fiscalizar e tomar providências para que a fornecedora ajuste sua conduta em relação ao direito do consumidor. Vale ressaltar que o motivo da venda casada pode ser algum problema no estoque ou desconhecimento do fornecedor. Logo, com alguns esclarecimentos, o comerciante pode dividir a oferta e resolver a questão amigavelmente.

Sendo assim, ao se ver diante de uma venda casada, o ideal é conversar com o comerciante. Caso ele se mantenha contrário ao direito do consumidor, busque o aconselhamento jurídico de um advogado, que avaliará a demanda e indicará as medidas legais.

O conteúdo foi útil? Então, compartilhe o texto nas suas redes sociais e permita que mais pessoas se conscientizem sobre os direitos do consumidor!