Confira como funciona o serviço de advocacia online e suas vantagens

Existes diversas situações em que você precisa do apoio de um advogado: problemas com o banco, com o pagamento de impostos ou com alguma compra realizada, por exemplo, são contratempos que podem acontecer com qualquer pessoa. Uma forma de facilitar esse atendimento é contar com o serviço de advocacia online.

A tecnologia está cada vez mais presente no dia a dia, e não é diferente na prestação de serviços. Devido ao surgimento de medidas legais realizadas de forma eletrônica, os advogados ampliam o uso de soluções mais modernas para melhorar o atendimento ao cliente.

Neste post, vamos explicar como funciona um serviço de advocacia online e quais os benefícios de contar com essa modalidade de consultoria. Confira!

O que é uma consultoria jurídica online?

Antes de tudo, é preciso entender o que é uma consultoria jurídica. Ao pensar no serviço de um advogado, muitos o associam apenas às medidas legais, então, só procuram o profissional quando já existe algum procedimento judicial em andamento ou é necessário ajuizar alguma demanda.

No entanto, o trabalho do advogado é bem mais amplo: ele tem a função de prevenir problemas e esclarecer dúvidas, muitas vezes com auxílio em procedimentos extrajudiciais, como negociações e envio de notificações. Assim, a consultoria jurídica é o serviço prestado para auxiliar as pessoas ou empresas na tomada de decisões, sempre baseadas na legislação, com o objetivo de reduzir custos, evitar prejuízos e garantir todos os direitos do cliente.

A diferença da consultoria online é que ela é feita via internet, sem que você precise ir até o escritório do advogado. Essa medida torna o serviço bem mais acessível e prático, sem prejudicar a qualidade do atendimento prestado. Consultar um advogado online também ajuda na solução de questões pontuais. Uma dúvida simples que precisa de uma resposta rápida é esclarecida facilmente dessa forma, garantindo a agilidade necessária para evitar que isso se torne um problema maior.

Quais tipos de assessoria jurídica podem ser realizados?

Depois de compreender como funciona a advocacia online, é comum surgirem dúvidas sobre quais tipos de assessoria podem ser ofertados dessa forma. Na verdade, qualquer atividade que possa ser feita a distância é englobada por essa consultoria, como:

  • esclarecimento de dúvidas;
  • análise de documentos;
  • assessoria em negociação de dívidas;
  • envio de notificações extrajudiciais;
  • apoio na tomada de decisões;
  • suporte em conflitos judiciais.

Os serviços prestados dependerão apenas das especialidades do advogado, tendo em vista que o Direito conta com diversas áreas de atuação. Nesse cenário, é comum que os profissionais se especializem em determinados assuntos, a fim de proporcionar uma assessoria de excelência ao cliente. Portanto, pesquise o escritório para verificar se os advogados atuam nas áreas em que você precisa de consultoria e, caso tenha dúvidas, converse com a equipe para conhecer mais sobre os serviços prestados.

Quais os benefícios de contratar um serviço de advocacia online?

Se você ainda tem dúvidas sobre por que vale a pena investir na consultoria jurídica online, continue a leitura para entender as vantagens que esse atendimento proporciona.

Mobilidade no atendimento

Como o serviço é prestado pela internet, a contratação não tem limites territoriais. Você pode contar com um advogado de qualquer localidade e não terá empecilhos caso surja algum problema quando você não está na cidade. É preciso lembrar que, muitas vezes, a necessidade de uma consultoria surge quando menos se espera, inclusive no meio de uma viagem de férias — problemas com o voo, infelizmente, são comuns. Se você tem um profissional de confiança que preste serviços online, tudo fica mais fácil.

Praticidade na comunicação

Os profissionais contam com diversos canais de comunicação, como e-mails, aplicativos de mensagens ou videoconferências. O ponto principal é que o chamado pode ser feito por meio de um celular, computador ou tablet, garantindo mais praticidade. Você é atendido em qualquer lugar que esteja, basta estar conectado à internet. Também não é necessário enfrentar o trânsito e separar horas para garantir a consultoria no escritório: como tudo é feito online, você consegue ser atendido sem precisar sair de casa.

Agilidade no serviço

Como o atendimento é online, não é preciso esperar horas para encontrar um horário na agenda do advogado que coincida com a sua disponibilidade. Infelizmente, em alguns casos, isso pode demorar dias. A comunicação online proporciona mais agilidade: mesmo que o profissional não esteja disponível no horário em que você entrou em contato, a mensagem ficará registrada e ele retornará assim que possível.

Redução de custos

Com a consultoria jurídica online, você não precisará se deslocar até o escritório de advocacia para receber atendimento, o que economiza despesas com transportes e permite que você invista o seu tempo nas atividades da empresa.

Mesmo que as reuniões possam ser marcadas na sua casa, isso gera custos adicionais à consulta do advogado, que cobrará pelo deslocamento necessário. Desse modo, ao optar pelo atendimento online, você consegue reduzir as despesas com o serviço. Além disso, com o apoio profissional, você consegue esclarecer todas as dúvidas para tomar as decisões mais acertadas, a fim de compreender quais são os seus direitos ou obrigações.

As empresas aproveitam ainda mais benefícios, já que uma consultoria preventiva é fundamental para desenvolver as melhores estratégias para o negócio. Com o apoio dos advogados, é possível encontrar soluções para reduzir despesas e evitar irregularidades, que podem trazer prejuízos.

Segurança nas informações

Uma das maiores preocupações com o uso da internet é a segurança das informações. Porém, não precisa se preocupar com isso ao contratar com um serviço de advocacia online. Os advogados contam com softwares e meios de comunicação seguros. O armazenamento dos dados é feito em sistemas com criptografia e medidas de segurança que impedem o aceso por terceiros. Portanto, o serviço garante a confidencialidade de todas as suas informações, da mesma forma que aconteceria nas consultas presenciais.

Pronto! Agora que você já sabe como funciona o serviço de advocacia online e os benefícios que ele proporciona, procure um escritório especializado e de confiança para garantir uma consultoria de qualidade.

Gostou do post? Se você ainda tem dúvidas sobre como funciona a assessoria online ou quer saber mais sobre os seus direitos, entre em contato conosco e descubra como podemos ajudar.



Deixe uma resposta