Por que contratar uma consultoria jurídica online? Entenda mais!

Fazer a gestão empresarial não é tarefa fácil: no dia a dia da empresa é preciso tomar decisões, escolher caminhos e ter atitudes que podem influenciar a saúde financeira e a legalidade do negócio. É aí que a consultoria jurídica pode ser uma ótima ajuda para o empresário.

Esse serviço é realizado por advogados especializados nas mais diversas áreas do Direito, capacitados para ajudar na tomada de decisões, redução de riscos, prevenção de conflitos e outras questões que envolvem a rotina empresarial de forma geral.

Isso tudo pode ser feito de forma online, trazendo mais agilidade para o atendimento e facilitando a resolução de problemas que precisam de soluções urgentes.

Neste texto mostraremos como funciona a consultoria online, qual é a melhor hora para contar com esse serviço e como isso pode ajudar a sua empresa. Acompanhe o conteúdo e fortaleça o crescimento do seu negócio!

Como funciona uma consultoria online?

Com a consultoria jurídica online é possível realizar o atendimento de diversas maneiras: aplicativos de mensagens, e-mail, chamada de vídeo etc. Assim, o empresário pode entrar em contato com o escritório, demonstrar em quais situações precisa de ajuda e, até mesmo, enviar documentos para avaliação, agilizando o procedimento.

Dessa forma, a consultoria jurídica online funciona do mesmo modo que a presencial, porém ela possui algumas vantagens interessantes:

  • menos custos para os envolvidos;
  • facilidade na comunicação entre as partes;
  • flexibilidade de horários;
  • agilidade na resolução de problemas.

Isso acontece porque é possível entrar em contato com o escritório ou com o próprio advogado de modo mais rápido, afinal não é preciso marcar um horário, deslocar-se até o local, esperar o atendimento, agendar um retorno para apresentar documentos etc.

Por isso, a consultoria online pode facilitar o atendimento e até mesmo resolver problemas mais facilmente, afinal o advogado dá instruções do que o empresário deve fazer em situações mais simples, que não precisam de interferência judicial ou diretamente do procurador.

O advogado responsável analisa a questão de forma remota e, caso necessário, faz uma visita à empresa. Porém, com a atual modernização de sistemas judiciários e facilidade de comunicação, é comum que o atendimento seja todo feito à distância, agilizando o procedimento.

Como a consultoria jurídica online pode ajudar a empresa?

A consultoria jurídica é uma prestação de serviços e pode ajudar a empresa em todos os seus momentos: desde a criação — ajudando a formular o contrato social, escolhendo a forma empresarial — e no dia a dia da administração — resolvendo questões do cotidiano, como contratação de empregados e pagamento de tributos.

Como as leis referentes à empresa estão espalhadas por todo o ordenamento jurídico, é muito difícil que um empresário conheça todas essas regras, ou mesmo, saiba como encontrar a legislação que se aplica a cada situação. Já um advogado especialista na área poderá dar todo o suporte nessa hora para que não hajam equívocos.

Áreas de atuação

A consultoria pode ajudar em praticamente todas as áreas de envolvimento da empresa, principalmente, em questões como:

  • elaboração de contratos;
  • tratativas com fornecedores e clientes;
  • cobranças extrajudiciais e execuções judiciais;
  • marcas, patentes e propriedade intelectual;
  • direito tributário de forma geral;
  • consultoria em questões ambientais;
  • licenciamentos, alvarás e outras questões burocráticas.

Vale lembrar que uma consultoria jurídica atua tanto na prevenção de problemas quando na solução de situações que já ocorreram. Assim, os custos da gestão empresarial serão reduzidos.

É comum pensar que a consultoria é uma despesa desnecessária e que aumentará o quanto a empresa gasta por mês. Porém, essa ideia está equivocada por diversos motivos.

Primeiro que a contratação de uma consultoria jurídica não gera vínculo trabalhista, ou seja, os advogados responsáveis não serão empregados da empresa, então não haverá pagamento de verbas como hora extra, 13º salário, adicional noturno, férias etc.

O valor será combinado com a contratação e existem diversas formas de fazer a negociação: o pagamento pode ser mensal para que o escritório fique responsável por todas as questões jurídicas relativas à empresa, ou pode contratar apenas para casos específicos. Assim, é possível achar uma opção que esteja de acordo com a disponibilidade de capital.

Apesar desse custo, a consultoria atuará na prevenção de problemas que podem gerar ainda mais despesas. Imagine que a empresa deve decidir entre regimes de tributação, se ela fizer a escolha errada, poderá pagar tributos mais caros durante vários anos.

Assim, a consultoria reduz custos: os tributos serão pagos conforme manda a legislação e de acordo com o tamanho da empresa, as cobranças serão feitas com mais agilidade e eficiência, facilitando a gestão empresarial.

Quando se deve contratar uma consultoria jurídica?

O advogado responsável pela consultoria jurídica online deve interpretar a legislação aplicável à empresa e à situação em que a companhia está envolvia para avaliar a melhor solução para cada caso.

Isso funciona tanto de forma preventiva como repressiva, portanto não há um momento certo para contratar a consultoria, pois ela sempre deve estar presente na gestão da empresa e avaliando a rotina empresarial.

Assim, essa contratação será muito vantajosa para qualquer tamanho de empresa: desde as micros até aquelas que atuam em vários estados ou países.

Como a área de atuação da consultoria é bem ampla e envolve toda a administração, ela é recomendável para todos os ramos de negócios, afinal, é possível reduzir custos e resolver problemas em qualquer tema.

Toda empresa tem empregados, deve estar em dia com o fisco, fazer transações, negociar com devedores, realizar cobranças, defender-se de qualquer ação judicial e identificar riscos no negócio.

Portanto, desde a abertura, a consultoria jurídica pode atuar perante os órgãos administrativos e ajudar em decisões importantes para o crescimento do negócio.

Conhecendo esses detalhes sobre a consultoria jurídica fica mais fácil entender por que ela é tão importante para o negócio. Optar pelo atendimento online, como o oferecido pela VK Sociedade de Advogados, pode agilizar todo esse procedimento e reduzir custos de forma ágil e eficiente, trazendo segurança para a empresa, que atuará sempre de acordo com a legislação.

Ficou interessado nesse serviço ou ainda tem alguma dúvida? Então, não deixe de entrar em contato conosco para saber como nossos advogados podem ajudá-lo!



Deixe uma resposta