É possível se livrar das taxas dos bancos? Descubra agora

As taxas dos bancos são cobranças muito comuns no Brasil. Além de lucrar com operações como empréstimos e comissões em investimentos, os bancos também cobram para que o cliente use os serviços de manutenção e movimentação de conta.

Diante disso, fica a dúvida: quais são as cobranças que o banco pode fazer em termos de taxas? Qual tipo de cobrança é abusiva? Será que dá para ter uma conta livre de taxas? Para descobrir as respostas, continue conosco!

As taxas da conta bancária são obrigatórias?

Nem sempre. O banco poderá cobrar as taxas quando elas não forem proibidas. Isso significa dizer que, caso as taxas sejam obrigatoriamente gratuitas, não podem ser cobradas.

Os limites colocados para as cobranças podem ser tanto de acordo com a quantidade (como é o caso das transferências para outras contas, extratos impressos em terminais e folhas de cheque) ou até mesmo para o serviço em si, como é o caso do cartão para movimentação da conta. Caso exista uma quantidade gratuita, o banco poderá cobrar a taxa sobre as operações ou serviços que excedam o limite para gratuidade.

O que é o pacote essencial de contas?

Por determinação do Banco Central, os bancos devem oferecer opções gratuitas ao consumidor para manter a conta-corrente ou poupança. O chamado pacote essencial de serviços assegura o acesso a algumas atividades e operações limitadas sem que haja cobrança de taxa de manutenção mensal.

Alguns dos serviços, inclusive, devem ser sempre gratuitos e cobrar por eles configura cobrança abusiva. O consumidor que tiver seu direito ao pacote de serviços essenciais violado pode fazer reclamações aos órgãos de controle, tomar medidas para que as cobranças sejam afastadas e para obter a restituição de valores indevidamente cobrados.

Os serviços que sempre devem ser obrigatórios segundo a determinação do Banco Central são os seguintes:

  • fornecimento de cartão de débito;
  • consultas à conta pelo internet banking;
  • compensação de cheques depositados para o titular da conta;
  • extrato consolidado anual.

O que fazer para se livrar das taxas?

Para se livrar das taxas dos bancos é importante conhecer as opções gratuitas. O pacote de serviços essenciais das contas corrente e poupança é regulamentado pelo Banco Central do Brasil e deve ser exigido pelos consumidores.

Além disso, o consumidor pode negociar diretamente com os bancos opções mais favoráveis de acordo com seu perfil de uso. Por último, não se deve esquecer que atualmente existem as chamadas contas de pagamentos das novas empresas de serviços bancários que oferecem vários benefícios, como transferências sem taxas e outras comodidades.

Saber como funcionam as taxas dos bancos é crucial para ter como se defender de cobranças abusivas e tirar o melhor proveito dos produtos e serviços bancários.

Por mais que pareça um valor de pouca monta, os efeitos cumulativos de pagar taxas mensais desnecessariamente são relevantes para as finanças do consumidor. O conhecimento é a maior arma contra as irregularidades. Sendo assim, lute por seus direitos e saiba o que exigir da próxima vez que falar com seu banco!

Qual sua experiência com as taxas dos bancos? Tem alguma dica de como driblar as cobranças e economizar? Deixe um comentário abaixo e divida suas dúvidas e compartilhe conhecimentos!



Deixe uma resposta