[Ago/19] 5 dicas de como alcançar o crescimento pessoal e profissional

O crescimento pessoal e profissional é uma etapa importante para alcançar o sucesso em qualquer das dimensões da vida. Por isso, cada vez mais, as pessoas buscam conteúdos e estratégias de evolução com esse foco.

No processo, será preciso se planejar, combater maus hábitos, investir em educação e tomar diversas outras medidas que, alinhadas com os seus objetivos, tragam mudanças e favoreçam o desenvolvimento.

Logo abaixo, listamos 5 dicas para facilitar esse crescimento. Você pode colocar as ideias em prática imediatamente e começar a investir em uma vida mais equilibrada e bem-sucedida. Não deixe de conferir!

1. Organize suas finanças

O dinheiro conquistado é um meio importante para investir em experiências, qualidade de vida, educação etc. Por isso, manter as finanças organizadas e controladas é um pilar importante para buscar outros objetivos. Boas práticas, nesse sentido, são as seguintes:

  • elaborar um orçamento pessoal;
  • anotar os gastos;
  • gastar menos do que se ganha;
  • conhecer os direitos do consumidor;
  • criar uma reserva de emergência;
  • aprender como utilizar empréstimos;
  • economizar para investir em qualificação profissional;
  • separar contas pessoais e empresariais, ser for empreender.

Também é importante estudar mais sobre educação financeira e poupar para que o orçamento dure o mês inteiro e sobre algum valor para investir.

2. Administre o seu tempo

Ter uma rotina organizada e cumprir com todas as tarefas sem levar trabalho para casa significa mais espaço para investir em qualificação profissional, relações pessoais e experiências de vida. Também é importante conferir algumas dicas de administração de tempo:

  • trabalhe com listas de tarefas;
  • aplique a técnica do pomodoro, dividindo o tempo disponível em períodos de 25 minutos, intercalados por intervalos de 5 minutos, no qual se dará atenção total a uma tarefa;
  • utilize aplicativos para organizar as tarefas em projetos e acompanhar o andamento;
  • compartilhe a tecnologia com seu time para centralizar o controle do esforço da equipe;
  • delegue tarefas.

É possível aprofundar os conhecimentos sobre produtividade e gestão do tempo em livros, cursos, palestras e workshops sobre o tema. Afinal, é algo bastante discutido nos dias atuais, além de ser uma competência profissional indispensável.

3. Conheça a si mesmo

Outro segredo para o crescimento pessoal e profissional é priorizar o autodesenvolvimento. O foco não é competir com os outros, mas superar o próprio patamar dia após dia. Afinal, cada indivíduo lida com um conjunto específico de circunstâncias, que tornam comparações sem sentido.

Um passo fundamental é entender um pouco mais sobre si mesmo. Reflita sobre seus objetivos, faça testes de perfil comportamental, converse com pessoas de confiança e faça o que mais contribuir para descobrir o que você realmente quer concretizar.

4. Trace objetivos e metas

O processo de autoconhecimento deve ser transformado em algo concreto. Para isso, no topo de uma folha, escreva um objetivo pessoal ou profissional, como ser promovido, receber um aumento, passar mais tempo com a família, concluir uma especialização etc.

Posteriormente, defina um prazo razoável para alcançar o resultado pretendido, fixando, uma a uma, as metas de desenvolvimento. Por exemplo, se você deseja um aumento salarial pode ser necessário melhorar a produtividade, fazer um curso etc. Comece pelo marco mais próximo do resultado e defina os passos anteriores até chegar nos dias atuais, sempre com datas para realização.

5. Invista em conhecimento

O conhecimento será um dos investimentos mais relevantes para alcançar os seus objetivos. Podem ser competências técnicas, como uma especialização na sua área, ou comportamentais, como liderança, a educação será a base para o desenvolvimento.

A boa notícia é que a tecnologia trouxe excelentes oportunidades para se qualificar, porque livros, cursos e outros materiais se tornaram muito mais acessíveis, especialmente pela internet. Além disso, há um grande número de fornecedores de educação, como escolas profissionalizantes, faculdades e profissionais liberais.

Sendo assim, para conquistar o crescimento pessoal e profissional, invista continuamente em novos conhecimentos, habilidades e atitudes. Isso não só deixará você sempre atualizado, como será determinante para alcançar objetivos e metas.

Gostou do conteúdo? Siga nossas páginas no Facebook e no LinkedIn para receber outras dicas relevantes para sua carreira!



Deixe uma resposta