- 24 de julho de 2019
- Publicado por: Kobayashi
- Categoria: Não categorizado
Você sabe como fazer um empréstimo? Diante de dificuldades financeiras ou a necessidade de aproveitar determinadas oportunidades, é comum precisar recorrer às alternativas de crédito.
Porém, devido à urgência, muitas vezes as pessoas assinam os contratos sem tomar alguns cuidados importantes, o que pode dificultar a quitação das parcelas e trazer outros prejuízos.
Para auxiliar nesse momento, preparamos este conteúdo com os quatro cuidados essenciais que você deve adotar ao fazer um empréstimo. Confira!
1. Analise o seu orçamento
Fazer um planejamento financeiro antes de pedir o empréstimo é importante por dois motivos. O primeiro é que isso permite verificar se essa medida é realmente necessária, ou se existem alternativas, como a renegociação de dívidas ou alteração de formas de pagamento adotadas.
O segundo é para verificar quanto da renda pode ser comprometida com o pagamento das parcelas do empréstimo. Lembre-se de que, além das taxas do contrato, os atrasos geram outras multas e juros, o que gera cada vez mais dificuldades para regularizar a situação.
2. Compare taxas e prazos
Uma dica importante sobre como fazer um empréstimo é procurar diferentes instituições financeiras e analisar as propostas. Cada uma conta com regras próprias, o que influencia na taxa de juros, condições de pagamentos e outras características importantes do contrato.
Caso tenha dúvidas sobre como avaliar as propostas, procure auxílio de um profissional. Assim, você terá mais segurança para escolher a melhor alternativa de empréstimo.
3. Consulte o Custo Efetivo Total (CET)
Você sabia que um dos principais erros ao contratar um empréstimo é não avaliar o CET? É ele que demonstra qual será o total pago ao final do contrato. Portanto, é fundamental verificar essa informação.
Muitas pessoas observam o montante emprestado, o valor das parcelas e o número de prestações antes de fechar o contrato. O problema é que essa prática pode resultar em um pagamento total muito acima do esperado, o que normalmente gera dificuldades financeiras e arrependimentos.
4. Use um simulador
A melhor forma de obter todas as informações sobre o contrato, de forma simplificada e que facilite a sua compreensão, é por meio dos simuladores. As instituições conseguem apresentar dados como:
- valor emprestado;
- número de parcelas;
- taxas aplicadas;
- CET.
Além disso, como o valor emprestado e o número de parcelas influenciam nas condições do contrato, você também pode tentar a simulação com diferentes informações para encontrar alternativas mais vantajosas.
5. Desconfie de opções boas demais
É comum se deparar com propostas “imperdíveis” de financiamento, com ótimos valores e parcelas que realmente cabem no seu bolso. Entretanto, é preciso desconfiar dessas opções e analisar com calma o contrato. Muitas vezes, eles escondem a cobranças de taxas, tarifas e outras condições que podem prejudicar o consumidor.
Finalmente, tenha atenção a todas as etapas do contrato. A instituição fará uma análise de crédito após a sua solicitação, a fim de verificar se o negócio é viável e apresentar uma proposta completa. Após a aprovação do pedido, o prazo para liberação dos valores varia de acordo com as condições ofertadas, então solicite todas as informações para se planejar corretamente.
Depois de aprender como fazer um empréstimo e os cuidados necessários para isso, fique de olho nas condições apresentadas no contrato e, em caso de dúvidas, esclareça com o agente financeiro ou procure um advogado.
Então, este post esclareceu o assunto? Se você ainda tem dúvidas ou conhece outras dicas importantes, compartilhe com a gente nos comentários!