- 9 de outubro de 2019
- Publicado por: Kobayashi
- Categoria: Direito do Consumidor
As compras online são uma alternativa comum entre os consumidores. Geralmente, elas oferecem um ótimo custo-benefício, além de garantir mais praticidade. Porém, uma preocupação recorrente é saber como agir diante de uma compra em site falso.
Existem pessoas de má-fé que criam sites com a intenção de dar golpes em consumidores de diversas formas, como no caso de envio de produtos falsos ou fora dos padrões indicados ou situações em que o objeto nem chega a ser encaminhado para a entrega.
Por isso, é fundamental que o consumidor saiba como se proteger de golpes e como agir ao constatar que fez a compra em um site falso. Confira!
Saiba como identificar um site falso
Antes de tudo, é importante saber como se prevenir contra golpes para evitar prejuízos. Para isso, existem algumas medidas simples que o consumidor pode adotar.
A primeira é verificar se a empresa é realmente confiável, pesquisando a reputação do fornecedor na internet, principalmente em páginas voltadas para reclamações e defesa do consumidor. Observe se há informações sobre o CNPJ da empresa e faça uma pesquisa no site da Receita Federal para ver se ela está regular.
Finalmente, desconfie de descontos muitos altos e preços que não condizem com os praticados pelas outras empresas. Essa é uma prática comum dos sites falsos para atrair consumidores.
Tente cancelar a compra
Se mesmo adotando todos os cuidados você percebeu que fez a compra em site falso, existem formas de recorrer. O primeiro passo é tentar cancelar a compra no próprio site. Se isso não for possível, entre em contato com a operadora do cartão de crédito ou com a empresa que intermediou o pagamento e relate os fatos.
Elas conseguem abrir um procedimento de contestação e, se identificarem a fraude, podem estonar os valores. Porém, se o pagamento foi feito por boleto bancário, transferência ou débito, infelizmente o cancelamento não será uma opção.
Denuncie o site
Se o site ainda estiver no ar, faça uma denúncia. Abra reclamações em páginas públicas para que outros consumidores fiquem cientes, e registre um Boletim de Ocorrência para que a polícia investigue o fornecedor.
Por isso, ao fazer uma compra online, sempre guarde todos os comprovantes do negócio e, se possível, faça o print screen do anúncio do produto, da página de pagamento, das informações da empresa e dos detalhes do pedido no site. Isso é importante para que você comprove a fraude, além de fornecer dados importantes para as investigações.
Entre com uma medida judicial
As medidas judiciais podem ser usadas para solicitar o reembolso dos valores pagos e a indenização por danos morais, dependendo do caso. Para isso, é fundamental procurar um advogado especializado em direito do consumidor para avaliar qual é o caminho mais adequado para resolver o problema.
Fazer uma compra em site falso traz diversos incômodos. Além da frustração de não receber o produto comprado, o consumidor ainda fica com o prejuízo em relação aos valores pagos. Portanto, redobre a atenção ao escolher o fornecedor e, diante de fraudes, procure o auxílio de um advogado para encontrar a melhor forma de resolver a situação.
Se você gostou do conteúdo e quer acompanhar outras dicas sobre os direitos do consumidor, siga as nossas páginas nas redes sociais: Facebook e LinkedIn!